temas-redação-enem.jpg

Tá chegando a hora de fazer o ENEM, hein!

Mas, será que a redação precisa mesmo ser um ‘bicho papão’ dos estudantes?

Para desmistificar as técnicas para a escrita de uma boa redação do ENEM, que tal seguir essas dicas e produzir um material coeso, claro e que faça todo o sentido na hora da correção?

1- Compreenda a proposta do texto
Leia com atenção a proposta da redação e certifique-se de compreender o objetivo da escrita. Lembre-se que os textos devem ser dissertativos-argumentativos, o que promove a necessidade de você se posicionar em relação ao assunto abordado.

2 – Planeje seu texto
Antes de iniciar as anotações, pense e planeje seu texto. É bom ter em mente o que deseja escrever, com que estrutura e só então posteriormente inicie a produção.

3 – Utilize o Rascunho
Na prova do ENEM, existe um local dedicado aos seus rascunhos, utilize-o como forma de rascunho antes de passar à limpo suas ideias. É importante destacar que o rascunho não é levado em consideração na correção, então você precisará passar a limpo sua redação.

4 – Prazer, ideias!
Na estrutura da introdução do texto, você deverá apresentar a temática de forma clara e objetiva. Após a exposição da situação, conceda seu posicionamento a respeito da temática. Lembrando que o motivo do seu posicionamento deverá ser elaborado posteriormente a introdução, como sendo um recheio da redação.

5 – Argumente!
O desenvolvimento pode ser considerado a maior parte do texto. E no desenvolvimento que você vai dizer o por que defende tal posicionamento a respeito da temática em discussão.
Nessa hora, vai contar todo o embasamento que você possui a respeito do assunto, como notícias vistas e experiências vivenciadas.

E aí, tudo pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio?

Quero ver você se dar bem, viu!

Boa sorte :)

bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário