Quanto tempo dura a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é uma das mais procuradas entre os jovens. Isso porque a área gera boas oportunidades de trabalho, ótimas remunerações e uma paixão entre os profissionais.

Se você tem interesse em cursar Arquitetura e Urbanismo, fique ligado neste conteúdo que preparei, que vai te ajudar a tirar algumas dúvidas muito comuns sobre o curso, entre elas: quanto tempo dura a faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

image-of-engineering-objects-on-workplace-top-view-construction-concept-engineering-tools-vintage-tone-retro-filter-effect-soft-focus-selective-focus

Quantos anos dura o curso de Arquitetura e Urbanismo?

A duração do curso de Arquitetura e Urbanismo é de dez semestres, ou seja, cinco anos. Durante o período, os alunos são capacitados a traduzir e compreender as necessidades humanas em relação à organização, projetos e construções de espaços urbanos, edificações, paisagismo, conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico e a proteção do meio ambiente.

O bacharel em Arquitetura e Urbanismo tem, ainda, uma visão ampla da área, é inovador, crítico, criativo e, acima de tudo, organizado.

Qual o valor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

O valor da faculdade de Arquitetura e Urbanismo varia de acordo com a Instituição de Ensino Superior (IES). Geralmente, as mensalidades custam cerca de R$ 1.200,00.

O que é válido avaliar, é se o valor é compatível com a oferta de ensino da instituição. Isso quer dizer: o que eu vou pagar condiz com a infraestrutura, corpo docente, metodologia e os diferenciais? 

O que é preciso para ser arquiteto?

Para ser arquiteto, você deve se formar no curso de Arquitetura e Urbanismo. Aproveite todas as oportunidades durante a graduação, inclusive, de atividades, estágios e trainees em busca de experiências. Ao se formar, o recém-profissional deve se registrar no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O registro legaliza que você é um profissional habilitado para exercer a profissão.

O primeiro passo para a carreira de arquiteto é escolher a instituição a cursar e fazer o vestibular para Arquitetura e Urbanismo. Fique ligado! 

É preciso saber desenhar para fazer Arquitetura?

Uma dúvida bastante comum entre os interessados é se é preciso saber desenhar para fazer a graduação em Arquitetura e Urbanismo. E a resposta é: não! É claro que para o desempenho profissional, o arquiteto e urbanista precisará dominar a técnica do desenho.

Calma, calma, pois essa é uma das habilidades profissionais que serão desenvolvidas durante o curso, com disciplinas e atividades específicas para esta finalidade, como Desenho Técnico e Arquitetônico.

A sua prática e dedicação também farão a diferença na habilidade do desenho, mas é claro que gostar do assunto, facilitará o seu processo. 

Tem muita matemática no curso de arquitetura?

O curso de Arquitetura e Urbanismo conta com disciplinas e atividades relacionadas à Matemática, como por exemplo, Fundamentos de Física e Matemática.

Gostar de Matemática não é uma exigência para cursar Arquitetura e Urbanismo, mas é claro que a área conta com disciplinas de cálculos, assim como o dia a dia da profissão. Por isso, esteja ciente de que terá bastante contato com os números no período da faculdade e em sua atuação profissional. 

portrait-of-professional-architect-woman-wearing-yellow-helmet-and-standing-outdoors-engineer-and-architect-concept

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo: matriz curricular

A matriz curricular de Arquitetura e Urbanismo contempla a necessidade da formação de um profissional atualizado, que acompanha as mudanças do mercado de trabalho. Veja algumas disciplinas:

  • Ateliê do Abrigo
  • Maquetes Virtuais em Arquitetura
  • Meios de Expressão e Comunicação
  • Ambiente e Sociedade

Para complementar, o aluno participa de atividades com metodologias ativas, seminários, workshops, estudos de casos, exposições de trabalhos práticos, conferências, painéis, dinâmicas em grupo, além de viagens e visitas monitoradas, integrando teoria e prática.

Uau! Deu até vontade de cursar Arquitetura e Urbanismo. E não para por aí, viu? Com as matérias de arquitetura, o aluno não é um mero espectador, pois participa ativamente de projetos práticos e de relevância para a comunidade. 

Estágio em Arquitetura e Urbanismo: é obrigatório?

O estágio de Arquitetura e Urbanismo é obrigatório. Logo ao final da faculdade, os estudantes devem cumprir cerca de 180 horas de estágio. O aluno deve procurar empresas e escritórios da área para desenvolver a prática.

Vale ressaltar que além de cumprir com a obrigatoriedade, o estágio na área de Arquitetura e Urbanismo vai complementar a formação profissional, além de ser uma ótima oportunidade de network e ganho de experiência.

Então, aproveite!

Onde estudar Arquitetura e Urbanismo?

Agora que você sabe quanto tempo dura a faculdade de Arquitetura e Urbanismo vem a pergunta: onde estudar Arquitetura e Urbanismo? Essa é uma dúvida bastante comum entre os interessados da área. E aliás, é um questionamento muito importante que pode levar à decisão certa. Você deve avaliar alguns pontos antes de optar por um curso superior. Entre eles está o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), a atuação do corpo docente, a infraestrutura, a metodologia, entre outros.

A Toledo Prudente Centro Universitário tem a preocupação com a formação de arquitetos urbanistas com sólido conhecimento na área, dinâmicos e inovadores. Tudo isso graças aos diferenciais como, por exemplo, o corpo docente, a metodologia e a estrutura.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente conta com mais de 20 espaços equipados com tecnologia de ponta para prática de projetos, física, materiais de construção civil, luminotécnica, hidráulica, desenho, inovação, informática e outros para a promoção do ensino de forma diferenciada e inovadora.

E aí, pronto para se tornar um arquiteto urbanista de sucesso?

Assista o Vídeo de Arquitetura e Urbanismo
bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário