Faculdade de Direito: tudo o que você precisa saber sobre o curso!

Cursar uma faculdade de Direito é um dos objetivos dos apaixonados pela área. Mas, é claro que a decisão em fazer um curso superior pode gerar muitas dúvidas. Por isso, este material vai te contar tudo o que você precisa saber sobre o curso. 

A graduação em Direito tem o objetivo de formar profissionais com amplo saber jurídico e prepará-los para exercer atividades além dos conhecimentos e dos parâmetros técnicos de um operador da área.  

Você sabia que, no Brasil, são mais de 1.500 cursos de Direito? Pois é, apesar do grande número, poucos possuem o Selo OAB Recomenda. E por isso, a escolha precisa ser criteriosa.

Por isso, algumas informações são muito importantes na hora de escolher uma faculdade de Direito. Vamos lá?

565209-PL5QY8-405

Faculdade de Direito: quantos anos? 

A Faculdade de Direito tem a duração de 5 anos. Neste período, você será capacitado a desenvolver competências de um profissional diferenciado e qualificado. Você não ocupará a posição de mero espectador no processo de ensino-aprendizagem. Além da teoria, terá o apoio das metodologias ativas e oportunidade de atuação prática. 

O que se aprende na faculdade de Direito? 

Os profissionais de Direito são formados para atender as necessidades do mercado de trabalho e para uma formação completa, a união da teoria com a prática é fundamental. 

O aluno de Direito aprende na faculdade competências relacionadas às disciplinas de Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Teoria Geral do Direito, Medicina Legal, Direito do Trabalho, Direito Econômico e Empresarial, entre outras. 

O que devo fazer para me formar em Direito? 

O primeiro passo para se formar no curso de Direito é fazer a escolha de uma boa faculdade. Uma dica é conhecer os resultados obtidos pela instituição, o que ela oferece, a aceitação dos profissionais pelo mercado de trabalho e até mesmo o que alunos, professores de Direito e a comunidade dizem sobre o curso e a IES – Instituição de Ensino Superior.  

Feito isso, você precisa se candidatar por meio do processo seletivo para o curso de Direito e após a aprovação, efetuar a matrícula. Durante o curso, você pode aproveitar tudo o que a faculdade de Direito oferece para se formar como um bom profissional. Além das aulas, eventos, competições, grupos de estudo, grupos de pesquisa, desenvolvimento da prática profissional, entre outros. 

Faculdade de Direito é difícil? 

A dificuldade da faculdade de Direito depende muito se o seu perfil se encaixa no curso. Exemplo, se você não gosta de ler, mas quer fazer Direito, as dificuldades serão maiores. Dedicação e empenho são as palavras-chave para quem deseja ser um bom profissional e atuar na área. 

A graduação de Direito oferece um leque de oportunidades que vão além da teoria. O bacharel em Direito deve gostar de ler, escrever, ser comunicativo, ter habilidades para trabalhar com pessoas, realizar trabalhos em equipe, ter espírito investigativo e questionador, além da capacidade de manter-se constantemente atualizado. 

Mas calma, calma, o curso de Direito também vai desenvolver em você estas habilidades. Você só precisa estar aberto aos novos conhecimentos. 

Qual a melhor idade para se formar em Direito? 

A melhor idade para se formar em Direito não existe! Se você está no Ensino Médio, é fácil compreender a pressão imposta para a decisão de cursar uma faculdade. Eu sei, eu sei, também já passei por isso. 

Mas se você sonha em ser um bom advogado ou seguir outras carreiras na área do Direito minha dica é: comece já! Assim como o início, os resultados obtidos chegarão mais rápido. 

Agora, se você já passou do Ensino Médio e também tem o desejo de atuar na área, a dica é a mesma: procure a melhor instituição e inicie o quanto antes.  

Qual o valor da faculdade de Direito? 

O preço da faculdade de Direito varia de instituição para a instituição. A palavra correta seria o “valor”. O que deve ser colocado na balança é o preço somado ao o que o curso tem a oferecer. Pois os resultados obtidos, no futuro, também são variáveis. 

2955

Quanto um advogado ganha? 

Essa é uma dúvida muito comum entre os interessados pela área. É claro que você, ao se formar na graduação de Direito, quer atuar no mercado de trabalho.  

O salário do advogado no Brasil varia em torno de R$ 3.700,00. Mas, o valor muda de acordo com a sua especialidade, se o seu trabalho é em escritório de advocacia, como autônomo, na carreira pública ou em empresas. 

Carreiras no Direito

Vale ressaltar que a carreira de advogado é uma das possibilidades para o bacharel em Direito, porém, há outros campos que este profissional pode atuar. Você sabia que em um final de semana, existem mais oportunidades de concursos públicos para as carreiras jurídicas, do que o resto do ano todo para qualquer área? 

São muitas as possibilidades: advogado público, delegado de polícia, juiz de Direito, promotor de justiça, defensor público e outros cargos em que o salário pode ser mais de R$ 25 mil reais.  

Bom, se o seu objetivo é cursar uma faculdade de Direito, não restam dúvidas de que a soma da sua dedicação com uma ótima instituição trará bons resultados. 

Melhor faculdade de Direito de Presidente Prudente 

A melhor faculdade de Direito de Presidente Prudente é a Toledo Prudente Centro Universitário. A instituição está entre as melhores faculdades de Direito do Brasil, segundo o MEC – Ministério da Educação. 

Além disso, o primeiro curso de Direito da região de Presidente Prudente possui todos os 6 Selos OAB Recomenda, uma importante certificação oferecida pela Ordem dos Advogados do Brasil. 

Que tal conhecer melhor o que o “Direito Toledo Prudente” pode oferecer para você? 

Conheça nossos cursos de graduação
bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário