Mitos e Verdades sobre a Faculdade de Psicologia
Se você já pensou em fazer Psicologia, provavelmente, ouviu alguém dizer: “ah, então você vai aprender a ler a mente das pessoas!”. A Psicologia é uma das áreas mais cercadas de curiosidade – e também de mitos. Por isso, separamos algumas das principais ideias equivocadas sobre o curso (e a profissão) e o que é realmente verdade. Bora descobrir?
Mito 1: Psicólogo lê mentes
Verdade: os psicólogos não têm superpoderes. Eles estudam o comportamento humano, as emoções e os processos mentais com base em ciência. O profissional tem a habilidade de observar comportamentos, falas e emoções com atenção e empatia – algo que se desenvolve com muito estudo e prática.
Mito 2: Psicologia é só bate-papo
Verdade: conversar é uma parte importante, mas o curso é bem mais que isso. Os estudantes aprendem sobre neuropsicologia, análise do comportamento, psicologia social, psicologia institucional, ética, entre outros temas. A Psicologia é uma ciência, e isso significa que há muita pesquisa e análise por trás de cada consulta.
Mito 3: Psicologia é só para quem quer trabalhar em consultório
Verdade: A atuação do profissional de Psicologia vai muito além do consultório. Ao se formar, você poderá trabalhar em hospitais, empresas, no esporte, no sistema judiciário e muito mais.
Mito 4: Só quem já passou por traumas gosta de Psicologia
Verdade: muitas pessoas se interessam pela Psicologia por vários motivos: curiosidade sobre o comportamento humano, desejo de ajudar os outros, interesse em ciências, ou até por experiências pessoais – e tudo bem! O curso acolhe diferentes perfis.
Viu só como a Psicologia é uma área fascinante, cheia de descobertas, ciência e humanidade? E você não vai sair lendo mentes por aí, mas vai desenvolver uma nova forma de olhar para as pessoas – e para o mundo.
Se você gosta de entender o comportamento humano, tem interesse por ciências humanas e quer fazer a diferença na vida das pessoas, o primeiro passo é fazer a faculdade de Psicologia. A graduação tem a duração de 5 anos e une a teoria e a prática na formação de um profissional destaque em diversas áreas.
Deixe seu comentário