A carreira acadêmica deve ser um importante momento na sua jornada que vai além dos conteúdos ensinados em sala de aula. O aluno precisa de uma completa estrutura, que ofereça uma excelente experiência, fornecendo condições para que ele seja, no futuro, um profissional de destaque.

Nós sabemos o quanto é difícil optar por uma área, um curso ou por uma instituição de ensino superior.
Muitas vezes, se sua experiência acadêmica não estiver atingindo as expectativas, uma das primeiras ideias é desistir de se formar. Mas calma! Uma opção, nesse caso, é buscar a transferência para outra instituição.

Preparamos algumas dicas para te auxiliar empreitada que é de mudar de IES – Instituição de Ensino Superior.

alunapensando
Porque transferir de faculdade?
O primeiro passo para realizar uma transferência com qualidade é entender porque você está insatisfeito com a instituição em que cursa. A estrutura? A localização? Descontentamento com o método de ensino? Assim, após refletir um pouco, você encontrará um caminho para selecionar outra instituição. Uma boa pesquisa sobre a faculdade também vale, e muito!

Como funciona a transferência?
Após escolher a instituição de destino, o primeiro passo é entrar em contato para saber qual o procedimento. A regra não é geral e cada instituição acaba adotando seu regulamento, porém, em sua maioria, as instituições utilizam um método de seleção parecido. Na Toledo Prudente Centro Universitário o processo é simples, rápido e sem taxa de inscrição. Você deve encaminhar uma certidão de estudos, o histórico escolar e o coordenador do curso ou o colaborador da Secretaria fará a análise do documento e informará as adaptações necessárias, decorrentes das diferenças entre as matrizes curriculares. O Fernando se transferiu para a Toledo Prudente e conta sua experiência.

Quando posso transferir de faculdade?
A escolha é sua. A matrícula é o procedimento por meio do qual se estabelece o vínculo entre você e a instituição de ensino. Então, a partir da matrícula, a qualquer momento você pode escolher mudar de faculdade.

Quais documentos são necessários para a transferência?
Especialmente o histórico escolar. Além disso, os planos de ensino das disciplinas cursadas com aproveitamento e documentos pessoais.

Tenho bolsa de estudos, e agora, como transferir de faculdade?
Se você faz uma faculdade com o auxílio de uma bolsa de estudos, é preciso ficar atento se a nova instituição tem convênio com o tipo de benefício e se a bolsa pode ser transferida de acordo com o seu regulamento. Na Toledo Prudente, o único benefício que é possível ser transferido de uma outra faculdade é o FIES, na qual, o aluno terá direito de utilização do período restante do seu contrato.

O Programa Escola da Família não permite transferências, portanto, só será válida a bolsa para a faculdade em que o aluno for contemplado. A Toledo Prudente não conta com o ProUni.

Mas, assim que você chegar a Toledo Prudente pode se candidatar a uma vaga nos programas bolsa Escola da Família e FIES, seguindo o regulamento de cada programa.

E se eu tiver no exterior? Posso transferir de faculdade?
Sim. Agora que você já sabe um pouco sobre como funciona o processo de transferência, é só se organizar! Do exterior para o Brasil: novamente, fique atento às regras adotadas por cada IES. Geralmente, ocorre da mesma forma que a realizada dentro do país. Agora, se for do Brasil para o exterior, aí sim é preciso confirmar as regras da instituição.

E possível transferir de faculdade para outro curso?
Sim. A transferência para outro curso pode ocorrer entre faculdades. A transferência de cursos pode acontecer também dentro da própria instituição. Cada IES tem autonomia para regulamentar o processo de transferência entre cursos.

Posso transferir de faculdade de EAD para presencial?
Sim. O Processo deve ocorrer da mesma forma como de presencial para presencial. Você precisa encaminhar o seu histórico para análise e aguardar o retorno.

Vale a pena transferir de faculdade?
A excelência entre três pontos é fundamental para uma experiência incrível durante o curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. E disso, a Toledo Prudente entende bem! A missão da Toledo Prudente é oferecer ensino superior de alta qualidade e uma ótima vivência acadêmica ao aluno.

A Toledo Prudente vivencia uma fase de transformação digital e mudança de atitude em todas as esferas: acadêmica, pedagógica, administrativa e tecnológica. E as mudanças não param. Cada dia, buscando se atualizar mais para obter os melhores resultados para os alunos.

São 12 cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão Financeira, Marketing, Serviço Social, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.

Vamos relembrar?
Para análise da matriz curricular entre os cursos, é indispensável que você nos envie seu histórico escolar com as disciplinas cursadas e a carga horária de cada uma delas.

Após a análise do seu histórico escolar, basta aguardar a análise do material, que será realizada o mais rápido possível pela equipe acadêmica. Fique tranquilo, você receberá o nosso contato para dar sequência ao trâmite, rumo a Toledo Prudente.

Então, se você ainda não estuda na Toledo Prudente, pode solicitar sua transferência. Basta acessar transferencia.toledoprudente.edu.br para o envio do seu histórico escolar. Se tiver mais alguma dúvida, nós podemos te ajudar, você pode entrar em contato por meio do telefone 0800-033-0327 ou por meio do WhatsApp (18) 99693-8222.

Transferência