Você sabia que o mercado de trabalho para quem cursa Terapia Ocupacional está em crescimento? É isso mesmo, quem se forma nessa área tem muitas oportunidades de atuação e, podemos até dizer que este profissional está em falta.

Se você cogitou fazer uma faculdade nesta área pode estar pensando: mas onde pode trabalhar o profissional de Terapia Ocupacional?

Vamos descobrir juntos?

Terapia Ocupacional1

Hospitais e clínicas

Talvez, entre os ambientes de trabalho do profissional de Terapia Ocupacional mais conhecidos estão os hospitais e as clínicas. Aqui, o terapeuta ocupacional ajuda pacientes a se recuperarem e readquirirem habilidades perdidas após doenças, acidentes ou cirurgias.

Centros de reabilitação

O terapeuta ocupacional é fundamental para promover a autonomia e a inclusão social, física e emocional dos indivíduos, em diferentes fases da vida e contextos.

Por isso, uma importante atuação profissional é nos centros de reabilitação, trabalhando com pessoas que necessitam de reabilitação física ou mental, como vítimas de AVC, lesões ortopédicas, traumas cerebrais, entre outros.

O grande objetivo é o atendimento personalizado para diferentes tipos de disfunções motoras, sensoriais ou cognitivas.

Escolas

O terapeuta ocupacional também pode trabalhar em escolas, ajudando crianças com necessidades especiais, a desenvolverem habilidades para o aprendizado, promovendo a inclusão educacional.

Empresas

Sabia que quem se forma na graduação em Terapia Ocupacional também pode trabalhar em empresas? Nelas, o profissional pode atuar na área de ergonomia, adaptando o ambiente de trabalho para prevenir lesões ocupacionais e melhorar a produtividade dos colaboradores.

Empreendedorismo

Quer empreender na área? Além desses e outros locais de atuação, o terapeuta ocupacional pode partir para o empreendedorismo e trabalhar de forma autônoma, oferecendo serviço personalizado para pessoas e empresas, consultoria, abrir sua própria clínica e muito mais.

Terapia Ocupacional2

E aí? Viu só como a Terapia Ocupacional permite muitas formas de atuação e, todas elas são muito relevantes?

É por isso que o mercado de trabalho está em busca de profissionais qualificados para atuar em diversas frentes e, em breve, eu volto para contar mais porque estudar Terapia Ocupacional pode ser uma ótima opção.

Até mais!