enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio.

E aí, você vai fazer o ENEM neste ano?

Pois saiba que ele já tem data marcada para acontecer. A aplicação das provas ocorrerá nos dias 5 e 12 de novembro e a expectativa é que mais de 6 milhões de estudantes participem.

Mas, quais serão os erros mais comuns na hora de se preparar e fazer a prova? Vamos conhece-los, até para que você se prepare com precisão para este importante processo?

1 – Ausência da norma culta
Conversar informalmente na internet com um amigo é uma coisa, escrever uma redação no ENEM, é outra. Por isso, muitos jovens escrevem em seu dia-a-dia, da mesma forma que ‘teclam’ com seus amigos. Lembre-se de que a acentuação, pontuação e concordância são fatores decisivos para alcançar uma boa nota.

2- Falta de planejamento em relação ao tempo
O tempo é extremamente importante neste processo. Por isso, programe seu tempo de estudos diários e faça com que todo o conteúdo seja repassado antes da aplicação da prova. No dia do ENEM, chegue com antecedência e evite com que você nem chegue a fazê-la

3 – Estar alheio ao que acontece no Brasil e no mundo
Geralmente, as propostas de redação e outras perguntas são baseadas em situações e temas atuais que se referem a cultura, economia, política e educação. Por isso, leia muito, esteja atento ao que acontece no mundo e busque diversas fontes de informações.

4- Falta de treino
A produção de redação é algo que precisa de muito treino. Não adianta treinar um ou dois dias antes do ENEM, esse processo requer que você inclusive tenha acesso às provas anteriores e verifique o nível de exigência.

Agora que você já conhece um dos erros mais frequentes daqueles que fazem ENEM, basta se atentar e se preparar, rumo ao sucesso!

Boa sorte!