enem-2019-1Ele nasceu como um simples teste de conhecimento para os alunos do Ensino Médio, mas hoje o ENEM é a principal porta de entrada para as faculdades públicas e privadas, eliminando inclusive a necessidade de fazer prova de vestibular e dando acesso a bolsas de estudo.

Todos esses atrativos fazem com que o número de participantes no ENEM cresça a cada ano. Na última edição, em 2018, o exame recebeu 6.774.891 de inscrições.

Para fazer o ENEM, os interessados devem ficar atentos a uma série de datas. Embora as provas sejam realizadas em novembro, é nos primeiros meses do ano que tudo começa.

Como já vem acontecendo, as provas são realizadas em dois domingos. Em 2019, o ENEM será realizado nos dias 03 e 10 de novembro. Os portões abrem às 12h e a prova tem início às 13h, sempre pelo horário oficial de Brasília.

Vamos tentar explicar “tim tim por tim” para você não perder os prazos!

HOJE

A primeira coisa e talvez a mais importante neste momento! Se você está interessado em pedir a isenção da taxa de inscrição, o prazo acaba nesta quarta-feira (10). Até o momento, mais de 2,1 milhões já fizeram o pedido. O prazo encerra-se às 23h59.

Caso você não faça o pedido da isenção da taxa de inscrição, os interessados em fazer o ENEM 2019 terão que pagar R$ 85 pela inscrição.

Clique aqui para fazer a isenção da taxa de inscrição do ENEM

Mas quem pode solicitar a isenção?

De acordo com o edital publicado no site oficial do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), existem quatros regras para pode fazer a solicitação do não-pagamento da inscrição, veja se você está em alguma delas:

  1. Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
  2. Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  3. Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  4. Para estudantes da rede privada, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles que tenham bolsa integral e com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários mínimos de renda familiar.


17 DE ABRIL

O resultado de quem teve ou não direito à isenção da taxa de inscrição do ENEM será divulgado no dia 17/07/2019.


06 DE MAIO

Tendo conseguido ou não a isenção da taxa de inscrição do ENEM, todos os interessados em fazer o exame deverão retornar ao site para fazer a inscrição.

E aqui vai um aviso! Muita gente acha que ao conseguir a isenção da taxa de inscrição estará automaticamente inscrito para fazer as provas. ISSO ESTÁ ERRADO. Todos deverão entrar o site nesse dia e fazer a inscrição.

O pedido de isenção é algo à parte!


17 DE MAIO

Esse é o último dia para os interessados fazerem a inscrição no ENEM. Depois do dia 17, não tem choro e nem desculpa! Perdeu Playboy! A gente se vê em 2020.

Outro aviso importante! Não deixe para se inscrever na última hora.

Como a maioria dos brasileiros tem esse péssimo hábito de deixar tudo para última hora, nesse dia, pelo grande número de acesso ao site, ele trava, sair fora do ar e todo mundo fica desesperado!


23 DE MAIO

Para aqueles que não conseguiram a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2019, a outra data importante nesse processo é o dia 23/05/2019. É que nesse dia, acaba o prazo para o pagamento da inscrição.

Só ressaltando, o valor da inscrição é de R$ 85,00.

Depois que pagou, pode focar nos estudos, pois o seu próximo compromisso será no mês de outubro!


OUTUBRO DE 2019

O MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgou a data, mas é em outubro que acontece a divulgação do “cartão de confirmação”, com os locais de prova.

Não espere uma cartinha, um WhastApp ou sinal de fumaça! Fique atento aos noticiários e constantemente entre no site no ENEM, informe seus dados e confira o local de onde a sua prova será aplicada.

Dica importante! Depois de saber o local da prova, consulte o tempo de deslocamento da sua casa até o local, confira quais linhas de transporte público levam até o local e qual é a melhor maneira de você chegar até, sem correria e estresse.


NOVEMBRO 2019

Chegou a hora de colocar em prática todo conhecimento que você adquiriu e fazer valer a pena todo o esforço de um ano de estudo.

As provas do ENEM acontecem em dois domingos.

No dia 03 de novembro, será aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já no dia 10 de novembro será aplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias.

Depois que passaram as provas, é hora de comemorar e descansar, afinal o próximo compromisso é apenas no ano seguinte.


JANEIRO DE 2020

Geralmente no final do mês de janeiro que o MEC (Ministério da Educação) divulga o resultado do ENEM.

Com o resultado em mãos, os alunos podem se inscrever nos vestibulares de várias faculdades, tanto públicas como particulares.

Dependendo da nota, as pessoas podem também se inscrever em dois programas de bolsas de estudo e financiamento, como no caso do PROUNI, SISU e FIES.

O PROUNI – Programa Universidade Para Todos promove o acesso às universidades particulares brasileiras para estudantes de baixa renda que tenham estudado o ensino médio exclusivamente em escola pública. O programa já atendeu quase 2 milhões de estudantes de todas as regiões do país. Desse total, em torno de 70%, com bolsas integrais.

FIES - O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 1999. Com o intuito de facilitar o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior, ele oferece financiamento estudantil para estudantes de cursos de graduação em faculdades privadas. Simplificando, o governo paga a sua faculdade e depois você paga o governo, com juros baixíssimos.

SISU - O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Use o ENEM no Vestibular
bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário