curinga_1Antes de mais nada, você se lembra o que faz um engenheiro de produção?

Não? Então, vamos lá!

De forma bastante resumida, o engenheiro de produção é o 'cara' que vai analisar o funcionamento de uma empresa de forma ampla com objetivo de otimizar os processos que ela já possui ou ainda vai propor uma reformulação para ter um fluxo de trabalho mais eficiente, priorizando sempre a qualidade dos serviços e produtos.

Em outras palavras, o objetivo deste profissional é fazer com que a empresa produza mais, com menos recursos.

Mas, teoricamente, quais as funções de um engenheiro de produção?

• Projetar sistemas de produção;
• Administrar o armazenamento de matérias-primas;
• Desenvolver sistemas de controle de qualidade e controle financeiro;
• Ajudar no desenvolvimento de máquinas, produtos e reparo de equipamentos;

Mas, além desses que descrevi aí em cima, um setor específico do mercado de trabalho tem preferido contratar engenheiros de produção.

Você sabe qual é?

Se você pensou na área financeira, você arrasou!

tenor-2

Mas então você me pergunta: qual a relação de um profissional que atua com engenharia, logística, economia, administração e sustentabilidade, ser requisitado para trabalhar no mercado financeiro?

Tem tudo a ver! Vem comigo, eu te mostro...

Atualmente, a maioria das instituições financeiras (bancos, cooperativas, corretoras, instituições de investimentos e seguradoras) preferem contratar engenheiros.

O motivo? Fácil!

Isso porque além de dominar estratégias matemáticas, esse profissional também possui a visão ampla do ambiente em que a organização está inserida, além de ter a capacidade e a facilidade de trabalhar com o raciocínio lógico.

Em outras palavras, diferentemente de profissionais com outras formações superiores, o engenheiro de produção é estimulado para isso durante toda a faculdade e sai dos bancos acadêmicos com maior facilidade não apenas de analisar dados, mas para extrair deles seu real significado para uma boa tomada de decisão.

Aliás, um levantamento recente realizado por uma empresa líder mundial em realização de processos seletivos, aponta que os engenheiros de produção estão no top 5 dos profissionais que possuem melhores salários para atuar no mercado financeiro e de investimentos.

RevolvingColdAntlion-size_restricted

Legal, não é?

Isso quer dizer que o mercado está não apenas em crescimento, mas que as empresas valorizam os conhecimentos do engenheiro de produção, oferecendo a eles ótimos salários e benefícios.

Aliás, você sabia que o profissional da Engenharia de Produção é conhecido como ‘coringa’ do mercado de trabalho?

engenharia de producao area do futuro

Pode parecer engraçado, mas fica muito fácil entender isso quando verificamos que durante os cinco anos de faculdade, os engenheiros de produção são treinados para resolver problemas, otimizar processos, melhorar fluxos e obter resultados positivos.

Então me diz, que empresa não precisa de um profissional com essas habilidades?

Engenharia de Produção: Nota Máxima no MEC
bg-img14.jpg

Fique por dentro!

Inscreva-se em nosso blog e fique por dentro das nossas dicas.

Deixe seu comentário