O que faz um engenheiro de produção? Conheça as áreas da profissão!

Afinal, o que faz um engenheiro de produção? Se você chegou até aqui, tenho certeza que tem interesse em saber mais sobre a faculdade de Engenharia de Produção, sobre o mercado e me arrisco em dizer que gosta de melhorar processos, é inovador e quer saber mais sobre a atuação profissional.

E vou te ajudar, neste conteúdo você vai ficar por dentro de tudo sobre o curso, a profissão e o mercado de trabalho.

Conheça as áreas da profissão de engenheiro de produção!

pensive-black-female-engineer-in-hardhat-standing-in-warehouse-and-talking-on-cellphone-shelves-with-goods-in-background-copy-space-labor-or-communication-concept

O que é Engenharia de Produção?

A Engenharia de Produção é uma área atenta às necessidades das empresas, com a capacidade de projetar, implantar, operar e otimizar sistemas integrados envolvendo homens, materiais, tecnologias, custos e informação, bem como a integração com o meio ambiente.

Resumindo o que é Engenharia de Produção: a profissão trabalha para a melhoria de processos, redução de custos, resultados a curto prazo, otimizando a produção das empresas.

Quais os cargos o engenheiro de produção pode ocupar?

O profissional de engenharia de produção pode trabalhar em diversos setores da economia, em empresas de comércio, bens e serviços. Por isso, que tal conhecer algumas áreas da Engenharia de Produção? Vamos lá!

Operações e processos da produção

A área de operações e processos da produção diz respeito à melhoria dos sistemas de entrega dos produtos de uma empresa de bens ou serviços.

Engenharia da Qualidade

Já a Engenharia da Qualidade, como o nome sugere, cuida das ferramentas da qualidade por meio de processos, planejamento e tomada de decisões.

Logística

A logística também é uma das áreas do engenheiro de produção. Ele cuida de questões envolvendo o transporte, a movimentação e o armazenamento de insumos e produtos.

São alguns exemplos, mas a área oferece ótimas oportunidades de atuação, não só em indústrias, mas também em bancos, hospitais, grande rede de supermercados, entre outros.

Qual o salário do engenheiro de produção?

O salário de um engenheiro de produção pode variar de acordo com a empresa de atuação, o cargo, a localização da organização, o tempo de experiência e, até mesmo, suas qualificações.

A média salarial do engenheiro de produção, no Brasil, é de R$ 4 mil. O que coloca a área entre as mais bem pagas do país. Mas não para por aí, viu? Cargos como o de gerente de qualidade podem pagar mais de R$ 11 mil, ou, ainda, o de gerente de engenharia e projetos, mais de R$ 16 mil.

industry-worker-in-reflective-jacket-and-hardhat-looking-at-tablet-in-modern-factory-interior

Qual o perfil do engenheiro de produção?

O perfil do engenheiro de produção deve ser inovador, criativo, empreendedor, com aptidão para solucionar problemas e desenvolver produtos, além de ser gestor.

O bacharel em Engenharia de Produção é um profissional que projeta, implanta, opera, otimiza e mantém sistemas integrados de produção de bens e serviços, envolvendo materiais, tecnologias, custos e informação, gerenciamento de recursos humanos bem como a integração com o meio ambiente.

Uau! Se você tem características inovadoras e criativas, você tem o perfil para cursar a graduação em Engenharia de Produção, porque é claro que ao longo do curso, você será preparado com toda a metodologia para a atuação profissional.

Faculdade de Engenharia de Produção na Toledo Prudente

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro de produção, está na hora de escolher um caminho de possibilidades. A faculdade de Engenharia de Produção na Toledo Prudente tem grandes diferenciais com o objetivo de formar um profissional com habilidades além das técnicas, com características de gestão.

A Toledo Prudente Centro Universitário oferece uma educação alinhada às necessidades do mercado de trabalho. Com professores qualificados e com experiência, a graduação conta, ainda, com uma infraestrutura composta por laboratórios e softwares específicos para a profissão como Autocad, Minitab e Flexim.

O certificado Black Belt é um outro grande diferencial do curso. A certificação faz parte da metodologia Lean Six Sigma e proporciona a formação na capacidade de redução de custos e otimização de processos.

Para se ter uma ideia, uma certificação como esta, no mercado, pode custar até R$ 8 mil. O curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente é o único que oferece a metodologia incluída na matriz curricular, sem custos adicionais.

Se você quer ser um engenheiro de produção, tenho certeza que a graduação somada ao seu sonho é sinal de sucesso.

Assistir vídeo do curso