Faculdade de Engenharia de Produção: descubra se o curso combina com você!

Pensando em fazer faculdade de Engenharia de Produção mas não sabe muito bem como funciona o curso ou a profissão? Então você está no lugar certo!

Aliás, você sabe o que faz o engenheiro de produção? Ele trabalha com novas tecnologias, com a otimização de processos de produção, qualificação da produtividade, logística e gestão de processos e recursos. Uma carreira que está em alta e tem ótimas oportunidades no mercado de trabalho.

E aí, será que o curso combina com você?

charming-female-student-with-wavy-hair-standing-on-the-street-pretty-tanned-girl-in-checkered-shirt-holding-laptop-and-looking-around

Como é a faculdade de Engenharia de Produção?

O curso de Engenharia de Produção oferece uma estrutura caracterizada pelas disciplinas, interdisciplinaridades e articulação da teoria e prática por meio dos projetos integradores.

Você terá contato, a todo momento, com a prática da profissão e mais, problemas de empresas reais. O profissional formado neste curso é capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, em atendimento às demandas da sociedade.

O que se aprende na faculdade de Engenharia de Produção?

Na graduação em Engenharia de Produção você vai aprender habilidades técnicas necessárias para a atuação profissional como a capacidade de projetar, implantar, operar e otimizar sistemas integrados envolvendo homens, materiais, tecnologias, custos e informação, bem como a sua interação com o meio ambiente.

Para isso, a graduação utiliza tecnologias que permitem ao futuro profissional, vivenciar experiências próprias do mercado de trabalho, por exemplo: os softwares de Autocad, Minitab e Flexim, por meio dos quais o aluno tem ferramentas para facilitar o trabalho e projetos.

Faculdade de engenharia de produção: quanto tempo dura?

A graduação em Eng de Produção tem a duração de 10 semestres, ou seja, cinco anos. Durante este período, o estudante recebe outras certificações diferentes da de engenheiro de produção, que são grandes diferenciais e importantíssimas no desempenho profissional.

Mas calma, vou te explicar com detalhes agora!

O curso de Engenharia de Produção da Toledo Prudente oferece as seguintes certificações: White Belt, Green Belt e Black Belt. Elas fazem parte da metodologia Lean Six Sigma, que proporciona às organizações a capacidade de redução de custos e otimização de processos.

Resumindo, são os “faixa preta” em melhorias. Vamos entender melhor?

A metodologia, aplicada no mundo todo, é um método para a resolução de problemas e tem o objetivo de trazer melhorias, evitar desperdícios e buscar retorno financeiro em um curto prazo. Legal, não é mesmo?

Onde um estudante de Engenharia de Produção pode estagiar?

Um estudante de Engenharia de Produção pode estagiar em diversos setores da economia. Engana-se quem pensa que a profissão abre portas apenas para indústrias. O estágio em Engenharia de Produção permite a atuação em hospitais, bancos, instituições de ensino e pesquisa, enfim, em todas as empresas de comércio, bens e serviços.

O mercado de trabalho para Engenharia de Produção é amplo e segue as tendências das necessidades das empresas em se manterem na competitividade, melhorando seus processos.

O bacharel em Engenharia de Produção pode trabalhar com supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo e viabilidade técnico-econômica; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; planejamento, mensuração e controle de qualidade, entre outras atividades.

Viu só como a área permite muitas formas de atuação?

Matriz curricular de Engenharia de Produção

A matriz curricular de Engenharia de Produção atende às necessidades da formação de um profissional que se destaque no mercado de trabalho. Para isso, o estudante conta com disciplinas voltadas a quatro abordagens: conceitual, técnica, gerencial e profissional. Isso significa que o egresso do curso não é formado apenas com o conhecimento técnico para a área, mas terá competências para gestão e administração, por exemplo.

As matérias de Engenharia de Produção envolvem:

- Informática Aplicada

- Matemática Aplicada à Engenharia

- Ciências e Tecnologia dos Materiais

- Modelos Contemporâneos de Gestão e Organização

- Gestão de Pessoas

- Gestão de Qualidade

- Logística

Entre outras

CERITICAÇÃO-BLACK-BELT_Prancheta 1

Engenharia de Produção na Toledo Prudente

A faculdade de Engenharia de Produção na Toledo Prudente conta com diferenciais que colocam a carreira do futuro profissional em primeiro lugar. Um desses diferenciais é a oferta do certificado Black Belt na matriz curricular do curso, sem custos adicionais.

Além disso, a graduação conta o contato permanente com empresas e empresários de Presidente Prudente e região. Isso permite que eles possam aplicar o conhecimento adquirido na prática.

A Toledo Prudente Centro Universitário investe em um ensino voltado para os anseios do mercado, como é o caso do Projeto Integrado e do Design Thinking, projetos práticos a serem aplicados em empresas reais e métodos para resolução de problemas.

Isso sem falar na estrutura para o curso, corpo docente com qualidade e experiência no mercado de trabalho e a tradição na oferta de uma educação de qualidade, colocando-a entre as melhores faculdades de Engenharia de Produção.

Se você tem o interesse de atuar com a melhoria de processos em empresas, tenho certeza que o curso de Engenharia de Produção foi feito para você!

Veja só mais este conteúdo sobre o curso!

Eu, engenheiro de produção?