Áreas da arquitetura: veja quais carreiras seguir após a faculdade

Você conhece as áreas da Arquitetura? Se é um interessado no assunto, tenho certeza que já pesquisou bastante e entende tudo sobre o que a profissão pode te oferecer. Mas sabia que após a formação na faculdade de Arquitetura e Urbanismo, você pode optar por uma das áreas para trabalhar e se especializar? Aliás, é importante que escolha, assim, você terá grandes chances de sucesso.

Mas fique tranquilo, pensando nisso, preparei este conteúdo que vai te ajudar a entender quais carreiras seguir após a faculdade.

Antes de conhecer cada uma, é preciso entender a importância deste profissional. Vamos lá?

professional-interior-designer-working-with-room-drawings-in-modern-office-1

O que faz um arquiteto?

Você sabe dizer o que faz um arquiteto? Resumidamente, o arquiteto é o responsável por planejar espaços internos e externos. O profissional compreende as necessidades humanas em relação à concepção, organização, projetos e construção de espaços urbanos, edificações, paisagismo, além da conservação e valorização do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico e a proteção do meio ambiente.

Com um perfil generalista, ele é apto a tomar decisões de forma crítica, além de ser capacitado para apresentar soluções eficazes para situações reais a partir dos conhecimentos do curso de Arquitetura e Urbanismo

O salário do arquiteto pode variar conforme o porte da empresa, o tempo de experiência e a região, mas o que é válido ressaltar é que o mercado para a área está aquecido e oferece ótimas oportunidades de trabalho e remunerações. É claro que o profissional terá acesso a ótimas oportunidades e a muitas funções do arquiteto e, por isso, vamos conhecer algumas.

Quais são as principais áreas da Arquitetura?

Se você quer ser um profissional de sucesso, fique ligado! Chegou a hora de conhecer quais são as principais áreas de Arquitetura. Veja só!

Urbanismo

A graduação em Arquitetura e Urbanismo já forma um profissional apto a trabalhar com o planejamento urbano. A área diz respeito ao planejamento de bairros, regiões ou cidades, a fim de oferecer conforto, bem-estar e qualidade de vida aos habitantes.

Esta é uma das áreas que estão em alta, devido ao crescimento da população, a necessidade da organização de espaços e a solução de problemas urbanos.

Paisagismo

Trabalhar com paisagismo é uma das opções de especialização para o profissional. A possibilidade instiga o bem-estar das pessoas por meio de planejamentos paisagísticos, tanto para áreas privadas, quanto para públicas. O profissional usa de todos os fatores para criar a harmonia como: iluminação, cores e uso do espaço.

Para atuar nesta área, você pode se especializar com cursos e ficar ligado nas tendências do mercado. A faculdade oferecerá bagagem para que você possa ser um profissional de jardinagem e paisagismo.

Luminotécnica

Você sabe o que é luminotécnica? O arquiteto aplica técnicas de iluminação artificial em ambientes internos e externos. Com planejamento, o profissional usa atributos como: pintura, luminárias e luz natural, para criar um espaço, valorizando suas características.

Para realizar o projeto luminotécnico, o arquiteto pode usar softwares específicos, aliando a tecnologia a esta área, facilitando a visualização do planejamento para seu cliente.

working-on-blueprint

Arquitetura de Interiores

A Arquitetura de Interiores atrai muitos profissionais para uma especialização. Isso porque oferece boas oportunidades e um mercado aquecido e competitivo. Veja só: uma das principais funções do arquiteto de interiores é planejar os espaços com foco no conforto e estética, usando técnicas específicas para os  projetos de interiores

Algumas características deste arquiteto são a criatividade e a sensibilidade. Afinal, passamos a maior parte do nosso dia em um ambiente e é importantíssimo que ele contribua com nossa produtividade, conforto, ou qualquer outra necessidade.

É importante que você entenda a diferença entre a arquitetura de interiores e a faculdade de Design de Interiores

Arquitetura promocional

Você já ouviu falar na Arquitetura Promocional? Esta também é uma das possibilidades de atuação. O arquiteto promocional é o responsável pela criação de stands, cenografias e showrooms. Ele pode trabalhar em eventos, feiras de negócios, lojas, ou prestar serviços como empreendedor.

O objetivo dessa área é melhorar os resultados das empresas por meio da exposição dos seus produtos e serviços de forma que chame a atenção do consumidor com técnicas específicas.

E aí, com qual dessas áreas você se identificou? Olha, o que é certo é que com qualquer uma delas você terá ótimas oportunidades de atuação, basta se dedicar. O curso de Arquitetura e Urbanismo oferecerá uma ótima bagagem para diversas áreas.

Onde fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo?

Onde fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo é uma pergunta dos interessados em seguir uma das áreas de arquitetura, mas fique tranquilo, é dúvida comum e vou te ajudar com algumas dicas.

Você deve ficar atento a alguns pontos, por exemplo: a titulação e atuação do corpo docente, a estrutura oferecida para o curso, a metodologia aplicada, o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), e claro, o que alunos e egressos falam sobre o curso.

A Toledo Prudente Centro Universitário conta com diferenciais que colocam a formação de um profissional alinhado às necessidades do mercado de trabalho. Com metodologias ativas, infraestrutura completa e um ensino de qualidade, com tradição de 60 anos no mercado.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Toledo Prudente tem a duração de 10 semestres. Os alunos são capacitados a traduzir e compreender necessidades humanas e estarão aptos a tomar decisões de forma crítica, além de apresentar soluções eficazes para situações reais, a partir dos conhecimentos adquiridos na graduação.

Assista o Vídeo de Arquitetura e Urbanismo