Pilares-da-administração

Se você chegou a esse texto, imagino que esteja pesquisando sobre a faculdade de Administração.

Antes de mais nada, é importante te parabenizar não apenas pela escolha, mas também pelo ato de pesquisar sobre o ensino superior, afinal, é uma fase de escolha e de decisões bastante importante em sua vida.

Em conversa com jovens que estão em busca de sua profissão, percebemos muitas dúvidas interessantes em relação ao curso no geral, as disciplinas que serão estudadas no ensino superior e claro, a empregabilidade oferecida aos profissionais que concluem o ensino superior.

Mas uma dúvida bastante específica das pessoas que possuem interesse no curso superior em Administração é em relação as possibilidades e oportunidades que a faculdade de Administração oferecerá.

areas da administracao

Vamos lá?

O curso de Administração, o aluno é preparado para desenvolver atitudes empreendedoras, de resiliência, criatividade e tenha competências para inovar em produtos, processos e serviços.

Fazendo o curso superior em Administração, você estará apto para atuar em organizações públicas e privadas.

Mas, quais são as áreas que você poderá atuar se fizer Administração?

Gestão Financeira - Trata-se do campo que lida diretamente com os recursos financeiros da empresa, no qual há o manejo do dinheiro necessário para o devido funcionamento da companhia, no que se refere a custos, gastos e lucros.

Gestão de Recursos Humanos - É caracterizada por atividades de recrutamento, seleção, contratação e treinamento de funcionários para uma empresa, além de lidar com planos de carreira.

Gestão de Marketing - É configurada por ações de gerenciamento de todas as etapas que compõem o relacionamento entre a empresa e os seus potenciais consumidores, a fim de fortalecer a marca.

Logística - Caracteriza-se pelo manejo de procedimentos que dizem respeito à produção, ao estoque e ao transporte que são realizados no interior de uma organização.

Planejamento Estratégico - Consiste em um conjunto de processos gerenciais voltados à definição de metas, com o objetivo de selecionar metodologias de ação para a sua execução com base em condições internas e externas.

Comércio Exterior - Consiste em uma série de práticas para a realização de ações administrativas no mercado externo, as quais abrangem negociações financeiras, bem como mediações de diversas ordens entre vendedores e compradores de diferentes países.

Auditoria - O profissional dessa área analisa se os procedimentos em uma organização estão sendo feitos de maneira correta.

Consultoria - Nela, o administrador vai apontar como utilizar os recursos humanos, financeiros e materiais da melhor forma, de modo a maximizar os resultados e aperfeiçoar os serviços.

Controle de Produção - Conta com um administrador capaz de avaliar como estão sendo produzidas as mercadorias. Dependendo da atividade da organização, ele ainda pode analisar como está o nível dos serviços.

Gestão Ambiental - Em uma indústria, o gestor ambiental pode apontar as alternativas para reduzir a emissão de poluentes. Essa medida é crucial para melhorar a qualidade de vida da população em volta e a imagem corporativa da empresa.

Gestão de Informações - Esse profissional é o responsável por verificar as melhores formas para coletar, selecionar e analisar os dados de uma organização. Além disso, contribui para que o fluxo das informações seja feito com eficiência, fazendo com que os colaboradores tenham condições de executar um serviço com mais qualidade.

Pesquisa de mercado – Esse profissional será o responsável pela elaboração de identificação de características do público, as formas de divulgar as ações, os serviços que serão mais atraentes, o local mais interessante para abrir uma loja etc.

Carreira Acadêmica - Uma alternativa bastante explorada pelos administradores atualmente é a carreira acadêmica. Dependendo da especialidade do profissional, é possível lecionar algumas disciplinas, por exemplo: Gestão Estratégica, Gestão de Custos e Processos, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística, Pesquisa de Mercado, entre outras.

Gestão de Processos - É preciso que a gestão de processos seja uma iniciativa feita de forma constante em qualquer negócio. Do contrário, a concorrência terá mais chances de conquistar uma posição mais privilegiada perante o público-alvo.

Controladoria - Contando com um administrador responsável para fazer o controle e o planejamento das finanças, uma organização terá mais possibilidades de obter resultados expressivos com os investimentos.