Você sabia que a pessoa que se forma no curso de Ciências Contábeis é chamada de contadora? Pois é, para se tornar um profissional da área é preciso se formar na faculdade de Ciências Contábeis e ser aprovada no concurso do CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Mas, você sabe onde pode trabalhar o contador?

Essa é uma dúvida muito comum entre os interessados da área. E, acredite, o trabalho vai muito além dos escritórios de contabilidade. Que tal conhecermos algumas áreas de atuação?

feche-os-executivos-na-sala-de-conferencias

Escritórios de Contabilidade
Como já sabemos, os escritórios de contabilidade são um dos locais de trabalho do contato mais conhecido. Muitos profissionais atuam fornecendo serviços contábeis para clientes individuais e empresariais.

No escritório, o profissional cuida de demonstrações contábeis, escrituração contábil, consultoria financeira, auditoria interna, entre outros serviços para os clientes que podem ser empresas ou pessoas físicas.

Empresas Privadas
Outra área que oferece ótimas oportunidades para os contadores são as empresas privadas. Muitas delas possuem o próprio departamento de contabilidade. Nas organizações, os contadores lidam com questões financeiras internas, como elaboração de relatórios financeiros, planejamento tributário e conformidade com regulamentações contábeis.

Podemos dizer que é o contador que contribui com a saúde financeira da empresa.

Setor Público
E quem disse que a área de Ciências Contábeis não proporciona vagas no setor público? Pois é, essa é uma área que também precisa do trabalho do contador. As vagas estão disponíveis em órgãos governamentais, agências reguladoras e outras entidades governamentais.

feche-a-mulher-trabalhando-no-laptop

Empreendedorismo
Outra boa oportunidade para o contador é no ramo do empreendedorismo. Alguns profissionais iniciam seus próprios escritórios de contabilidade, oferecendo serviços a clientes. Além disso, podem prestar consultoria a empresas e pessoas sobre questões contábeis e financeiras.

Auditoria
Esta é uma área específica dentro da contabilidade. Os contadores podem trabalhar em empresas de auditoria ou em departamentos internos em grandes corporações. Seu trabalho é revisar as práticas financeiras das organizações e garantir a transparência e a confiabilidade das informações financeiras e contábeis.

Um contador de auditoria desempenha um papel crucial na verificação e avaliação da precisão e integridade das informações financeiras da empresa.

Essas são apenas algumas áreas de atuação, deste profissional fundamental para a saúde financeira de uma empresa. E é por isso que o mercado de trabalho tem muitas vagas de emprego, esperando por profissionais qualificados.

trabalhadores-de-escritorio-usando-graficos-de-financas

Faculdade de Ciências Contábeis
Pensando justamente em oferecer ao mercado de trabalho profissionais que estejam preparados, a faculdade de Ciências Contábeis oferece uma sólida formação para compreender e atuar no universo financeiro e contábil.

Ao longo do curso, o estudante terá contato com temas como contabilidade, auditoria, finanças, legislação tributária, em aulas teóricas e práticas, atividades, projetos e bate-papo com profissionais.
É verdade ainda que os alunos do curso de Ciências Contábeis conquistam oportunidades de estágio ainda no período de faculdade, acrescendo valor ao seu currículo.

A graduação em Ciências Contábeis da Toledo Prudente conta com diferenciais que contribuem com uma formação de qualidade: professores titulados e com experiência, infraestrutura, o Toledo Carreiras que ajuda os estudantes a conquistarem oportunidades de estágio e emprego, entre outros.