Faculdade de Ciências Contábeis: o que vou estudar no curso?

A faculdade de Ciências Contábeis está em evidência, devido à ascensão da área de negócios. Por isso, ao pensar nesta profissão é importante conhecer melhor os temas abordados, matriz curricular e as atividades complementares oferecidas.

Então, aprecie a leitura, pois vou te detalhar tudo!

CC

O que é Ciências Contábeis?

Você sabe o que é Ciências Contábeis? O curso é voltado à formação de profissionais com habilidades e competências para desenvolver a capacidade de planejamento e gerência contábil de instituições. Para isso, os alunos aprendem na graduação, entre as  muitas áreas da contabilidade, o    controle de contas de empresas e pessoas físicas, análise de tributos, registro das receitas, despesas e lucros, assim como estratégias financeiras.

É preciso ser bom em matemática para fazer Ciências Contábeis?

Para fazer Ciências Contábeis não é preciso ser bom em matemática, pois, a contabilidade não se resume apenas a números, ela vai muito além. Durante as aulas, você terá sim contato com disciplinas de matemática, pois são necessárias para que se possa entender e analisar pontos específicos durante a atuação.

Porém, tópicos como organizações, economia e departamento pessoal também estarão entre as matérias do curso de Ciências Contábeis.

O que se estuda em um curso de Ciências Contábeis?

No curso de Ciências Contábeis se estuda todos os pontos fundamentais para garantir a “saúde financeira” de empresas e organizações de portes pequenos, médios e grandes, tanto em setores públicos quanto privados.

Nas áreas da contabilidade, os alunos aprendem, inicialmente, as disciplinas básicas da base profissional, que possibilitam a formação gerencial e técnica.

Entre as principais disciplinas de ciências contábeis, estão: Teoria da Contabilidade, Planejamento Tributário, Planejamento e Contabilidade Financeira.

tributos

Matriz curricular do curso de Ciências Contábeis

A matriz curricular do curso de Ciências Contábeis conta com disciplinas teóricas e práticas, visando colocar o aluno em contato direto com o campo de atuação. Mas, afinal, como ela é composta? Fique tranquilo, vou trazer, em detalhes, o que se estuda.

-Análise de Cenários Econômicos

-Contabilidade Pública II

-Estágio Supervisionado II

-Laboratório de Prática Contábil II

Essa ordem de matérias ocorre tanto no curso presencial de Ciências Contábeis, quanto no curso de Ciências Contábeis EAD da Toledo Prudente Centro Universitário, com o objetivo de melhor preparar o aluno para desenvolver suas atividades no setor que escolher. Sujeita a alteração conforme necessidade.

Faculdade de Ciências Contábeis: atividade complementar

As atividades complementares da faculdade de Ciências Contábeis são extremamente importantes para a formação profissional dos alunos.

Elas são obrigatórias, pois sem a conclusão das mesmas, o estudante não estará apto a receber o diploma.

Entre as principais, estão:

-Projetos práticos

-Monitoria acadêmica e visitas técnicas

- Participação em eventos com horas extras, conferências, simpósios, cursos, seminários e palestras

- Programas de iniciação científica, pesquisa e extensão

No Centro Universitário, os alunos ainda têm contato com empresas reais para a execução de projetos, como exemplo, a criação de startups. Para isso, além de todas as atividades complementares obrigatórias, eles também realizam ações por meio das Trilhas da Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (TIE).

Faculdade de Ciências Contábeis em Presidente Prudente

A Toledo Prudente, com vasta tradição em ensino e formação profissional, oferece a faculdade de Ciências Contábeis em Presidente Prudente. Entre os diferenciais desse curso, está o alto índice de aprovação no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Apenas com esse resultado, o profissional formado no curso de Ciências Contábeis conseguirá exercer a profissão.

Além disso, de olho no cenário atual da contabilidade, a matriz curricular está sempre alinhada às necessidades do mercado, garantindo amplo aprofundamento na atuação. Esteja preparado para o mundo contábil com a Toledo Prudente.

Quer conhecer ainda mais sobre a Faculdade de Ciências Contábeis? Então, confira o vídeo abaixo:

Saiba mais sobre Ciências Contábeis