Antes de mais nada, você sabe o que é Exame de Suficiência?
Não? Então vamos lá!
É uma avaliação realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para comprovar o conhecimento mínimo necessário para que estudantes de Ciências Contábeis possam atuar como contadores.
Mas e daí, para que serve o Exame de Suficiência Contábil?
Assim como a aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possibilita a atuação profissional do bacharel em Direito na advocacia, o Exame de Suficiência contábil aprova os candidatos para que eles possam atuar como contador.
Você sabia: Apenas após aprovado no Exame, os bacharéis em Ciências Contábeis passam a ser efetivamente contadores.
Quem deve fazer o Exame?
Podem fazer a avaliação, alunos da faculdade de Ciências Contábeis, regularmente matriculados no último ano ou ainda estudantes que já finalizaram o curso de graduação.
O que cai no Exame de Suficiência?
Teoricamente, um pouco de tudo que é visto no curso de graduação de Ciências Contábeis. As matérias abordadas são Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Controladoria; Noções de Direito e Legislação Aplicada; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil e Língua Portuguesa Aplicada.
O que acontece após a aprovação do estudante?
Após aprovado, o bacharel em Ciências Contábeis deve solicitar registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para início de suas atividades contábeis, seja como profissional autônomo ou ainda contratado.
E aí, agora está por dentro do Exame de Suficiência Contábil?
Deixe seu comentário